1. Facebook
  2. Twitter

Histórico

A TV Câmara foi fundada de forma experimental em 2007, por iniciativa da então presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Luiza Maia. Na época, foi feita uma visita ao município de Bauru, em São Paulo, onde foi implantada a primeira programação televisiva gerada por uma casa legislativa. Lá foram coletadas informações e experiências que foram utilizadas para a implantação do canal de comunicação em Camaçari.

Recebida como grande novidade por vereadores e pela própria população, a TV Câmara de Camaçari não decepcionou e alcançou o status de primeira TV legislativa implantada fora de capitais de todo o norte e nordeste. Com a sua implantação, os vereadores deixaram de falar somente para os que compareciam à sessão, e passaram a falar diretamente com grande parte do município.

Em sua fase inicial, a TV Câmara transmitia apenas as sessões realizadas no plenário da Casa. A partir de 2009, estrearam novos programas, como o Jornal da Câmara, apresentado ao vivo, o Camaçari em Debate, e o Resumo da Semana, que são produzidos até hoje. Além deles outros programas também foram transmitidos pela TV, como o Pé na Estrada.

No início de 2013, a TV sofreu mudanças importantes, tanto na transmissão quanto na programação. O sinal passou a ser distribuído através do canal 53 da TV Litorânea (A Cabo), atendendo a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que orienta que canais com conteúdos afins fiquem na mesma faixa de transmissão. Outra inovação foi a estreia do programa Conexão Esportiva, voltado para a prática do esporte amador no município de Camaçari. 

PROGRAMAÇÃO 2016

JORNAL DA CÂMARA

Programa diário, apresentado a partir das 13 horas e com duração de 15 minutos. O Jornal da Câmara foi o primeiro programa criado na TV Câmara. A cobertura do programa está voltada para os acontecimentos da cidade as demandas da população de Camaçari. 

CAMAÇARI EM DEBATE

Programa semanal destinado a discutir temas importantes e de interesse do cidadão, com o foco voltado para as necessidades locais. Convidados participam do programa trazendo informações, esclarecimentos e pontos de vista sobre os temas abordados. Sempre que possível, um vereador da Casa participa das gravações para participar do debate. O programa já teve na pauta grandes debates, como a história das Copas do Mundo, produzidos em 2010, ano da Copa da África. Também já foram feitos programas especiais para divulgar o trabalho dos forrozeiros locais, com a presença de diversos deles, como o cantor e compositor Quininho de Valente. 

CONEXÃO ESPORTIVA

O programa Conexão Esportiva estreou em março de 2013 e iniciou o processo de reformulação da emissora para se tornar mais moderna e dinâmica. O programa é focado no esporte amador e abre espaço para modalidades pouco difundidas. A atração é exibida semanalmente e tem duração de uma hora. A apresentação é feita por Paulo Cosme, com reportagens de Antônio Cruz. Com a estreia do programa, a TV Câmara amplia a sua atuação e entra no grupo das TV’s legislativas do país que já contam com programação esportiva na sua grade de exibição. 

SESSÕES PLENÁRIAS

A TV Câmara transmite ao vivo as sessões plenárias realizadas às terças e quintas-feiras. As sessões extraordinárias, especiais e audiências públicas também são exibidas. Com a transmissão, o telespectador pode ter acesso na íntegra ao conteúdo debatido em plenário pelos vereadores. As sessões são reprisadas ao longo da programação. 

RESUMO DA SEMANA

O programa é exibido no sábado e no domingo. Vai ao ar às 13h. A reprise ocorre às 20h. O programa consiste em um compacto das principais matérias exibidas diariamente no Jornal da Câmara. O objetivo é levar ao telespectador que não pode acompanhar a programação diária um panorama das notícias que foram destaque ao longo da semana.

TEMA LIVRE

Com duração de 40 minutos, o programa traz na pauta assuntos em destaque na mídia. O comando da atração é volante, sem apresentadores fixos. Ou seja, todo o quadro de comunicadores da TV Câmara poderá "liderar" a atração.

 

 

Câmara dos Deputados InterLegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo Brasil, um país de todos. Bahia, terra de todos nós. Prefeitura de Camaçari, Terra das opotunidades. Assembléia Legislativa do Estado da Bahia Image Map
2013-16 © Todos os Direitos Reservados - Rua do Contorno de Centro Cultural, Dois de Julho, s/n, Camaçari, Bahia - Cep 42800-610- PABX (71) 3621.6100